Pesquisar

STF estabeleceu que as Guardas Municipais fazem parte integrante do Sistema de Segurança Pública.

Esta decisão foi tomada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 995. Prevaleceu o voto do ministro Alexandre de Moraes, relator, que ressaltou a jurisprudência consolidada do Tribunal sobre o assunto.

A Associação das Guardas Municipais do Brasil (AGMB) foi a autora do pedido nesta ação. Ela alegou que várias decisões judiciais não reconheciam a inclusão das Guardas Municipais no Sistema de Segurança Pública, o que afetava o exercício de suas atribuições e prejudicava a segurança jurídica.

O julgamento, que ocorreu em sessão virtual, foi suspenso em 27 de junho para aguardar o voto do ministro Cristiano Zanin. Na ocasião, houve um empate sobre o conhecimento da ação, ou seja, se o processo atendia aos requisitos processuais para ser admitido. O relator, ministro Alexandre de Moraes, e outros ministros votaram a favor da procedência da ação, enquanto o ministro Edson Fachin votou pela rejeição do trâmite da ação. O ministro Zanin, ao votar na sessão encerrada em 25 de agosto, seguiu o relator, formando a maioria a favor do conhecimento da ação e, no mérito, da procedência do pedido.

O ministro Alexandre de Moraes enfatizou que as Guardas Municipais têm entre suas funções o poder e dever de prevenir, inibir e coibir infrações penais ou administrativas, além de atos infracionais que ameacem bens, serviços e instalações municipais. Ele destacou que esta é uma atividade típica de segurança pública que visa proteger o patrimônio municipal.

O ministro lembrou um julgamento anterior (RE 846854, Tema 544) no qual o STF reconheceu que as Guardas Municipais desempenham um papel essencial em atender às necessidades urgentes da comunidade. Ele concluiu que não há dúvidas, nem no âmbito judicial nem legislativo, sobre a inclusão efetiva das Guardas Municipais no sistema de segurança pública do país.

O ministro Zanin destacou a jurisprudência abrangente do STF que reconhece o papel das Guardas Municipais na segurança pública, destacando que isso está em conformidade com a Lei 13.022/2014, que estabelece o estatuto geral das Guardas Municipais, e a Lei 13.675/2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública.

Notícias do STF 28/08/2023

Quer receber conteúdos gratuitos direto no WhatsApp?

Informações sobre concursos, julgados relevantes, dicas e muito mais!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?